Tempo de leitura: 9 minutos

A horizontalização do mundo e a liberdade
Pouco se fala, pouco se observa e pouco se discute , mas o mundo e nossa sociedade vêm passando por um processo enorme de descentralização e o lado positivo disso é cada vez mais o caminho para a liberdade.
Podemos chamar a isso também de desintermediação.
Objetivamente é a substituição de determinadas instituições e profissionais que prestam serviços a sociedade e que estão e estarão paulatinamente saindo de cena quando as nossas demandas serão atendidas por algoritimos, aplicativos, software, etc.
Quem têm se encarregado disso é a evolução tecnológica que vêm “corroendo” as instituições e “horizontalizando” o mundo.
Sociedade linear, sinônimo de centralização e hierarquia
Mas antes de falar em descentralização vamos falar de centralização.
Na era medieval, a sociedade era esparsa mas com algum grau de centralização que eram os senhores feudais, na sequência demos início de fato a centralização através do poder dos Monarcas e o séquito de nobres e condes que mandavam e desmandavam.
A partir da Primeira Revolução Industrial nasce um novo tipo de centralização em paralelo as Monarquias , deu-se início a formação da burguesia, o embrião do capitalismo.
Industriais e suas respectivas empresas bem como inúmeras outras pessoas jurídicas passaram a ser outra forma de centralização da sociedade onde as pessoas só podiam (e podem) resolver suas demandas através delas.
O advento da hierarquia
Dessas instituições (empresas) surgiu o Instituto da Hierarquia que dentro das empresas é mais uma forma de centralização.
De lá para cá e até hoje permanecemos nessa formatação, onde a hierarquia é o pilar, na área pública e estatal temos os Estados Nação com Presidentes de Nação, Governadores e Prefeitos e respectivas secretarias , no setor privado as empresas com seus Diretores , gerentes, etc.
De outro lado, escritórios de advocacia, imobiliárias e outros modelos de pessoas jurídicas sejam públicas ou privadas resolvendo e centralizando nossos demandas e assim a engrenagem atual funciona.
É um modelo pronto e engessado para atender os nossos propósitos consumistas e de urgência, seja de produtos ou demandas diversas.
Esse foi um modelo definitivamente e naturalmente criado pelos seres humanos.
Aqui não há crítica e nada de errado, é assim que nosso sistema funciona e foi necessário ao longo do tempo.
Contudo, há ressalvas, os sistema bancário por exemplo sempre nos escravizou e a muito tempo, seja com suas taxas exorbitantes seja em perpetuar as crises sucessivas através de um modelo de endividamento generalizado e eterno e que no final das contas quem paga o pato somos nós através dos “crashs” que deram início em 1929.
Dentro das empresas, o sistema de hierarquia em sua maioria é desvirtuado, coíbe a imaginação e oprime as pessoas.
É evidente que muitas instituições são absolutamente necessárias e indispensáveis, estou apenas retratando a realidade do que está acontecendo e para onde estamos indo.
Tecnologia vêm “corroendo” os pilares da Sociedade Linear
Gradativamente a tecnologia vêm desfragmentando essa centralização , exemplos não faltam, a internet deu início, as midias sociais exponenciou na medida que quebraram a industria phonográfica, revistas, TV, etc.
Só nesses exemplos é visível que as relações e interações já estão se dando diretamente entre as pessoas sem depender da narrativa centralizada dessas instituições.
Agora fazem apenas 10 anos, o Bitcoin (Ver artigo “Bitcoin e as Criptomoedas abalando o sistema tradicional“) chega viabilizando a troca direta de dinheiro virtual entre pessoas e sem depender de bancos.
A tecnologia através de plataformas amigáveis e intuitivas vêm entrando continuadamente e com muita força.
Antes, precisávamos pagar a um profissional (intermediário) para fazer nosso site, hoje temos plataformas que em questão de horas qualquer um o produz.
Ainda nesse segmento de sites, e dando outro exemplo de desintermediação, vejamos a ferramenta gratuita do Google chamada Tag Manager, antes dessa ferramenta sempre fomos dependentes e a todo momento ficávamos solicitando inserções de Plugins ou Pixels em nosso site aos programadores os quais prestam serviço para nós, seja para a realização de alguma campanha, seja para vários tipos de customização.
Não raro os programadores alegam que não têm tempo, e por outro lado há uma demanda enorme de urgência para execução de ações no dia a dia de pessoas e empresas. Com o Tag manager qualquer pessoa sem nenhuma formação em programação consegue inserir a qualquer tempo as alterações que desejar em seu site.
Isso se chama nada mais nada menos que liberdade e autonomia.
Nos EUA a Inteligência Artificial vêm tomando o lugar dos estagiários do Direito na medida que têm feito trabalhos operacionais e mais básicos e que não são poucos.
Blockchain, o matador de intermediários.
A par de cal será o Blockchain (Ver “Blockchain e o início de nossa liberdade“) pois o mesmo penetrará sem dó nas profissões e instituições tradicionais como contabilidade, advocacia, auditoria, corretoras, etc, todos eles também intermediários tradicionais.
Quando falamos e pensamos nas relações comerciais, institucionais ou mesmo pessoais entre pessoas físicas , entre pessoas físicas e jurídicas e entre pessoas jurídicas e pessoas jurídicas, a palavra mais importante evidentemente é segurança , o que os intermediários nos vendem nada mais é que segurança, e a tendência é que em muitas atividades o Blockchain venha assumir esse papel trazendo dentre outros benefícios a redução gigantesca dos preços senão a gratuidade.
No Canadá Já há testes em grau evoluído de permutas de energia entre moradores de determinado bairro dispensando assim as grandes operadoras de energia. Se eu tenho algum saldo de energia, vendo para meu vizinho por um preço irrisório, amanhã se tenho superávit ele compra na minha mão e assim sucessivamente, tudo isso graças as virtudes de segurança do Blockchain.
Através da Blockchain até mesmo grandes players como Google, Microsoft, etc estarão sendo impactados de uma forma ou outra, pois essas grandes empresas também atuam como intermediários.
Veja o caso da Siacoin, criptomoeda que permite assim como o exemplo da energia acima, a permuta de saldo de espaço de dados armazenados na nuvem diretamente entre as pessoas. A Siacoin não é projeto, já faz mais de um ano já está em operação. È 30 vezes mais barato que o valor da computação em nuvem dos grandes Players (que já é barato) e mais seguro devido a tecnologia distribuída do Blockchain.
O DuckDuckGo é o oponente do Google com todos os benefícios que a Blockchain permite e já está ai, basta acessar.
É o sistema de rede distribuído operando milagres.
Não se faz omeletes sem quebrar ovos
Evidentemente pelo relato dessas perspectivas não estou fazendo apologia as disrupções e nem há satisfação pelos negócios e profissões que estão e serão desfragmentados cada vez mais, em absoluto se trata disso.
Sim, isso é chato e realmente vai acontecer cada vez mais, contudo dizer que será um futuro de massas de desempregados é altamente falacioso.
Não há porque ter receio quanto aos profissionais e instituições que na medida do tempo devem ser extintas.
Nascerão oportunidades de novas formas de intermediação mas em outras bases de funcionamento.
Não há escassez em um mundo exponencial
Não existe escassez em um mundo exponencial, na balança, o volume de novas oportunidades será absurdo e superará as baixas. Oportunidades para empreender então nem se fala.
O que é necessário sim e ai vale seja para um empreendedor, seja para um profissional em qualquer área de atuação ou mesmo para um pré-vestibulando, é visualizar para onde estamos indo e fazer suas escolhas.
Por isso digo que tendência é algo muito importante a partir de agora, pois antes uma perspectiva que levava anos para se materializar no dia a dia, hoje leva meses senão semanas.
Liberdade e Autonomia não têm preço
Observe e reflita e se detenha no exemplo que dei acima sobre a ferramenta do Tag Manager do Google, imagine pessoas que trabalham com ecomerce e dali vêm o seu sustento , determinadas mudanças em sua empresa (site) não são luxo , são coisas de fato necessárias e urgentes para dar continuidade ao seu faturamento e continuar seu negócio.
Como me referi acima, os donos de negócios tradicionalmente sempre ficaram dependentes e mendigando o atendimento de outros profissionais precisando das coisas para ontem e engessados e stressados sem ter o que fazer.
Agora imaginemos o grau de satisfação e sensação maravilhosa de liberdade e autonomia ao entrar em seus respectivos sites e fazer as coisas que quiser e no momento que quiser, e ainda por cima com redução de custos pois essas ferramentas em geral e até determinado limite são de uso gratuito.
Pois bem, nada contra os programadores, pelo contrário, na verdade são os profissionais que estão literalmente construindo o novo mundo, foi apenas um exemplo que escolhi dentre milhares de situações similares para inúmeros outros negócios e atividades mundo afora e para entendermos o que essas desintermediações no lado positivo vão provocar cada vez mais às pessoas individualmente.
É a transferência de poder das instituições (centralizadores) para as pessoas.
Por isso o termo horizontalização.
Por essas tendências que só tendem a se fortalecer estaremos indo cada vez mais para obtenção de autonomia, acesso e principalmente liberdade para as pessoas.
Do ponto de vista prático o que as pessoas, empreendedores e profissionais precisam fazer é estudar e usar mais as ferramentas já disponíveis e que estão nos dando o passaporte para esse novo mundo.
Liberdade é vida, é alegria, é paz.
Por Carlos Renato