Tempo de leitura: 7 minutos

2020 será um ano forte e cheio de clareza, sem dúvida.
Mas antes vamos analisar os porquês.
A Quarta Revolução e os movimentos em rede produzindo as mudanças
Conforme sinalizei em outros artigos, a Quarta Revolução Industrial vêm desenfreando mudanças muito fortes na sociedade , no mundo corporativo e mesmo de valores.
Isso veio ganhando mais força principalmente após 2016.
Junte-se à Quarta Revolução os movimentos em rede como a economia compartilhada e a tecnologia disruptiva do Blockchain que vêm potencializando as relações direta de pessoa a pessoa e alterando drasticamente as bases de funcionamento da sociedade nos moldes do Sec XX.
Nessas transformações, duas devem ser enfatizadas pela força que representam: a velocidade e a inovação.
As coisas, os fatos, os negócios têm se processado com uma velocidade cada vez maior e as inovações seguem o mesmo ritmo.
Lei de Moore e Internet das Coisas potencializando as mudanças
O aumento de velocidade decorre de alguns fatores como a Lei de Moore.
Em 1967, Gordon Moore, cofundador da Intel, profetizou que em 18 em 18 meses os processadores iriam reduzir o tamanho pela metade e a capacidade de processamento em contrapartida dobraria.
A capacidade de processamento evidentemente viabiliza análise de informações e respostas em um tempo cada vez mais reduzido e o tamanho dos processadores também gera impactos bem grandes, pois quanto menor o tamanho dos dispositivos mais fácil são “embarcáveis” em todos os lugares (Internet das Coisas) gerando inteligência e velocidade de forma quase generalizada no mundo.
Essa estruturação possibilita um terreno fértil para inovação, pois as interações e informações passam a circular com muita agilidade proliferando idéias e multiplicando projetos por todos os lugares no Globo até porque estamos cada vez mais integrados.
Dados contribuindo para o espiral de Velocidade e Inovações
Na sequência dos responsáveis pelo aumento da velocidade temos os Dados (Veja o artigo “Bigdata, um novo olhar sobre dados”)
Ao longo da história, o volume de dados no mundo vêm dobrando em um tempo cada vez menor.
Há pesquisas e levantamentos testificando que desde a época de Cristo até 1800 o volume de informações na terra vinha dobrando a cada 1500 anos.
Para ser mais objetivo e já trazer essas informações mais para o nosso mundo contemporâneo, em 2000, as informações na terra vinham dobrando a cada 15 anos, em 2017 a cada dois anos e a previsão para 2020, pasmem, a cada dia!
Ou seja, em 2020, se um determinado dia o mundo inteiro têm X volume de dados , já no dia seguinte haverá 2X!
Isso é um volume de dados imensurável!
Quando associamos um gigantesco volume de dados a uma grande capacidade de processamento e também a cada vez mais dispositivos inteligentes espalhados mundo afora, conseguimos enxergar a potência dessa combinação e seus reflexos no aumento da velocidade e inovações.
Processamento, dispositivos, dados e interações (Mídias Sociais) são a base para a propulsão das inovações, quanto mais esses itens crescem mais potencializam velocidade e inovações.
Tecnologias Industria 4.0 também corroborando
Não paramos por ai, a Inteligência Artificial, Computação em nuvem, Internet das Coisas, Impressão 3D (e demais tecnologias da industria 4.0) também são co-responsáveis pelo aumento de velocidade tão grande nos últimos anos.
O que acontece e é ai o X da questão, essas tecnologias são bebês vamos dizer assim e a previsão é que as mesmas comecem a amadurecer e ganhem “tração” (vasta utilização global em escala tanto corporativa como doméstica) iniciando uma eclosão de fato em 2020.
Aprimoramento dos sistemas em rede.
As Mídias Sociais também têm sido uma das molas propulsoras e são os precursores desse processo todo.
Pois falar em Mídias Sociais estamos falando em rede, e rede é a melhor representação do mundo exponencial , é por aqui que a abundância se torna possível.
Recentemente, em pouco mais de 10 anos, tivemos o advento do Bitcoin e das Criptomoedas (Ver artigo “Bitcoin e as Criptomoedas abalando o sistema convencional“) .
São fenômenos tecnológicos em rede distribuída e que permitem transações financeiras e comerciais de pessoa a pessoa (P2P).
O que a Blockchain (Ver artigo “Blockchain e o início de nossa liberdade”) pode contribuir dentro do prisma desse texto, é que são uma enorme evolução e aprimoramento das redes.
Esse é um ecossistema, em que pese novo, vêm crescendo de forma extremamente rápida e há inúmeros projetos nos bastidores com previsão de emergir com força em 2020.
Ok, mas a pergunta é, certo, vai aumentar muito a velocidade e as inovações em um mundo que já está veloz, e daí?
Como disse anteriormente, a velocidade e as inovações (além de outras razões) são uma das maiores responsáveis pelas disrupções e alterações contínuas que viemos sofrendo , portanto se elas continuarem aumentando exponencialmente como têm acontecido, é um raciocínio lógico que as mudanças se potencializarão na mesma proporção.
Mas que mudanças?
Tudo que vinha se apresentando como tendência começara a se mostrar como uma realidade.
O aumento da descentralização (desentermediação) , início da redução de profissões clássicas e surgimento de novas, pessoas comuns ficando mais empoderadas, produtos cada vez mais baratos e acessíveis , sistema educacional com nova formatação dando início a algo bem diferente, interesse em se buscar soluções de forma coletiva, maior afloramento do lado emocional e espiritual das pessoas, todos esses são apenas alguns exemplos do que se firmará em 2020.
É como se o véu estivesse caindo e pudéssemos começar a ver de forma mais clara a configuração do novo mundo.
Astrologia credibilizando as possibilidades
Não sou Astrólogo, mas gosto de acompanhar e acho lógico e efetivo as análises e previsões das atuações dos planetas em nossas vidas.
Relato isso porque muito curioso e intrigante a convergência entre minhas análises e conclusões do ponto de vista exclusivamente tecnológico e as análises da Astrologia.
Nos meus estudos sobre esse assunto, eis que me deparo com uma abordagem sobre 2020 agora pela perspectiva da Astrologia à respeito de uma conjunção gigante de planetas com Júpiter, Saturno, Plutão e Marte em Capricórnio.
Essa conjunção é atípica e em geral leva milênios para acontecer.
Veja as colocações do Astrólogo Nilton Schutz em artigo publicado em 28 de Março de 2017
Ver artigo completo em “Você está pronto para os possíveis acontecimentos em 2020?“.
“Na minha visão, esta grande conjunção, que acontecerá novamente em 2020, vem para bater o martelo para todas estas transformações, que nós como planeta terra, consciência coletiva, em fluência com essa nova era, que é a era do coletivo, a Era de Aquário.
Vamos ter uma visão bem clara de todos os acontecimentos e de todos os caminhos que vamos ter que trilhar que possivelmente serão novos. Assim como também a criação de novos paradigmas em todos os setores da vida.”
Realmente, muito interessante, uma confluência de análises técnicas com análises mais místicas, isso meio que credibiliza mais as perspectivas.
Pelas minhas percepções e sentimentos acredito que as tendências se apresentarão realidade com muita força e rapidez exigindo uma capacidade de adaptação das pessoas muito maior que o trivial.
Daí a importância de se antecipar buscando entender todas essas novas movimentações no mundo.
Agora é esperar para ver!
Por Carlos Renato