O Novo Mundo e a nova era nos negócios e sociedade

Tempo de leitura: 7 minutos

Novo Mundo e a nova era 1 - O Novo Mundo e a nova era nos negócios e sociedade

Definitivamente já estamos em um novo mundo, as mudanças nunca foram tão fortes.

Saber disso não é suficiente, precisamos entendê-lo, dissecá-lo para fluir com esse rio que corre muito rápido sob pena de ficarmos nas margens.

As Revoluções Industriais 

Uma excelente medida para avaliar a evolução recente da humanidade (últimos 250 anos) são as revoluções industriais , todas elas se sucedendo sempre através das novas tecnologias que são as responsáveis diretas pelos enormes saltos de mudanças e progresso da sociedade, economia e negócios no mundo.

A primeira revolução deu início com a máquina à vapor e as ferrovias, a segunda com o advento da eletricidade , carros e aviões e a terceira a qual estamos batendo em retirada, têm seu epicentro nos microprocessadores que permitiram a automação de todos os lados, principalmente quando se associaram ao fenômeno da internet.

Atipicidade da Quarta Revolução Industrial

Todas as três trouxeram uma era de mudanças , todavia estamos dando início não mais a uma era de mudanças mas uma mudança de era.

Talvez clichê mas totalmente legítimo e procedente.

E isso vêm pela quarta revolução industrial ,que para alguns teve seu início em 2012 para outros 2016, o fato é que essa se diferencia das anteriores por 4 características fundamentais: contundência, velocidade, escala e integração.

Essas características são reflexos de uma série de agentes de mudança como; as tecnologias disruptivas da Industria 4.0 (Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Impressão 3d, etc), novos fenômenos sociais em rede (mídias sociais, blockchain) bem como os novos fenômenos econômico social intitulados de crowdeconomy (Economia das multidões).

Todos esses elementos compõem e dão a moldura da chamada Nova Economia.

Os agentes de mudança

Para ser mais específico e à título de exemplo de alguns desses agentes de mudança, podemos sinalizar as mídias sociais que proliferaram e democratizaram as informações como nunca, encabeçando um verdadeiro tsunami ao varrer gravadoras e colocar os impérios da mídia tradicional em cheque, isso por si só já têm sido uma mudança fortíssima no posicionamento das coisas.

Mas a fila de agentes de mudança é grande, na sequência a Inteligência Artificial que não é de hoje vêm assumindo funções de trabalho que envolvem repetição e mais recentemente vêm entrando com força também em vários locais que envolvem raciocínio lógico e tomada de decisão.

Esse avanço da Inteligência Artificial ficou notório quando o computador venceu o maior jogador de xadrez da humanidade nos idos de 1990.

Ainda sobre IA, ela ainda não havia avançado sobre algo em que até então estava restrito aos seres humanos e que vai além de um raciocínio lógico e matemático: Estratégia.

Em 2017 a IA conseguiu superar o maior jogador de Alphablod (Jogo que envolve raciocínio e estratégia) do mundo cujo cerne é pura estratégia.

É a IA ganhando terreno rapidamente em regiões de atividade intelectual humana até então inconcebíveis. 

A impressão 3D estará desfragmentando a indústria tradicional que será na medida do tempo domesticada e viabilizará a explosão do empreendedorismo , a Internet das Coisas associada a IA irão possibilitar de vez a autonomia das máquinas tanto no aspecto operacional como comercial.

A Blockchain (Ver artigo “Blockchain, o início de nossa liberdade” ) desintermediará como nunca atividades e profissões viabilizando com total segurança as chamadas relações diretas (P2P)  entre as pessoas.

O Bitcoin e as Criptomoedas para aqueles que estudam e sabem muito bem a base de seus fundamentos, entendem que estes irão definitivamente “engolfar” o mercado convencional financeiro gerando grande liberdade às pessoas.

Esses são apenas alguns exemplos de uma diversidade enorme de protagonistas do novo mundo que já se apresentam.

Tudo isso não se processará como as revoluções industriais anteriores, já me referi a atipicidade dessa quarta revolução, tudo se transformará de ponta a cabeça e em espaço curto de tempo, serão demandados e expostos  (e já estão sendo) novos tipos de emprego, novas habilidades, novos comportamentos e um funcionamento da sociedade tanto social, institucional e econômica como nunca vimos até hoje.

Características Principais da Quarta Revolução Industrial 

  • Escala
  • Contundência
  • Integração
  • Contundência 

A necessidade de “Acordar”

Há uma linha divisória entre o mundo linear, o qual estamos deixando gradativamente e o mundo exponencial que estamos dando início.

Estamos acabando de sair dessa linha divisória e entrando nesse novo mundo, com disrupções e formas completamente diferentes de se  empreender e fazer negócios, o gestor/empreendedor/profissional precisa tomar pé urgentemente dessa nova realidade buscando entender o que é relevante a partir de agora para conduzir seus negócios, o que o mundo e o mercado já passa e passará a querer cada vez mais.

Mas a questão que gostaria de enfatizar aqui é a minha tese de chamar essa quarta revolução industrial de “ A revolução calça curta”, pois as mudanças serão absurdas e rápidas e as pessoas, e é ai que entra o X da questão, o que ocorre é que as pessoas hoje estão muito bem informadas contudo inconscientes sobre o que de fato estamos dando início no que se refere as mudanças que se passa no mundo.

O indivíduo inconsciente houve e lê informações a todo momento em especial pelas mídias sociais e whatsapp, mas não absorve as dimensões da mudança , isso por algumas razões, primeiro porque é da natureza do ser humano a dificuldade de perceber nas entre linhas as mudanças que a tecnologia processa, isso já foi fonte de estudo científico e é uma questão de fato cognitiva de todos nós, a segunda razão é que a maioria das pessoas tendem a se basear pelo que aconteceu no passado e assim projetar o futuro.

Então não acreditam em um grau de transformação tão acentuado, e por fim para muitos esse é um assunto chato e preferem não entrar no mérito.

Essas posturas trazem muitos em risco, as pessoas precisam urgentemente acordar, buscar entender o que está acontecendo e o que vai se potencializar mais ainda , dessa forma irão se preparar, se antecipar , mudar de rumos antes que seja tarde.

Perguntas básicas que todos devem se fazer (Seja Empreendedor, profissional, estudante ou gestor)

  • Qual a longevidade dessa minha profissão dentro do novo cenário?
  • Qual o horizonte desse curso universitário daqui a 4 anos?
  • Meu negócio têm e continuará a ter valor nos próximos e anos?
  • Como Gestor e Empreendedor tenho os conhecimentos necessários para esse novo mundo?

Uma visão otimista 

De uma forma ou outra, como estudioso de tendências e de futuro , diferentemente de outras frentes que têm um olhar apocalíptico do que está por fim , já penso diferente, creio em um período difícil de transição mas depois um mundo melhor , muito melhor, pois nessas novas mudanças tecnológicas que nos invadem como nunca há muitas consequências positivas para nós à exemplo do empoderamento do individuo em detrimento das instituições (Ver artigo “A liberdade e a descentralização“).

Há também mais facilidade de acesso e melhoria em vários setores em especial o tratamento de doenças e uma tonelada de coisas boas.

A quantidade  de novas oportunidades que serão criadas daqui para frente será gigante.

Tenho bastante confiança que sairemos finalmente da escassez para entrar paulatinamente na abundância.

Mundo Exponencial e escassez são absolutamente incompatíveis.

Que venha o Novo Mundo!

Por Carlos Renato


- O Novo Mundo e a nova era nos negócios e sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *